Primeira dica SUPER IMPORTANTE: NÃO se auto-medique! NÃO faça dietas (de internet e revistas) procure um acompanhamento profissional individual! Essas dietas podem não funcionar, ou ainda piorar a sua saúde ao invés de ajudar a melhorá-la. Se elas realmente funcionassem, milagrosamente, as pessoas não teriam tantos problemas com a alimentação e com o peso e suas implicações na saúde!
Estas dicas são para pessoas saudáveis (que não possuem problemas de saúde) e que desejam perder peso e melhorar sua alimentação para reduzir as chances de ter possíveis problemas no futuro.
- Tente ao máximo não passar mais que três horas sem se alimentar;
- Beba água potável com regularidade, entre as refeições;
- Faça um café da manhã balanceado, NÃO pule essa importante refeição! Aliás, não pule nenhuma refeição!
- Tente, dentro do possível, comer alimentos integrais, pois são ricos em fibras e fazem muito bem para a saúde! Não se esqueça de beber água adequadamente (em média 2 litros por dia);
- Coma uma fruta 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar);
- Inicie as principais refeições com saladas (verduras e legumes) coloridos. Comer a salada primeiro vai te ajudar a se sentir mais saciado - cheio(a).
- Lembre-se de que quanto mais colorida estiver a refeição, mais rica em vitaminas e minerais ela é! Vitaminas e minerais são essenciais para nosso organismo!
- Espere um pouco antes de repetir uma refeição (de 5 a 10 minutos), fazendo isso, irá ajudar seu corpo a reconhecer que está satisfeito. Geralmente ele leva algum tempo para liberar hormônios que são responsáveis por esse sinal de saciedade.
- Mastigue bem os alimentos e tente sentir mais seu sabor. Preste bastante atenção no que você está comendo. Comer mais devagar também ajuda o corpo a sentir-se satisfeito. Mastigar direito (pelo menos de 15 a 20 vezes) ajuda na digestão dos alimentos e a melhorar a absorção dos nutrientes;
- Reduza ao máximo o consumo de refrigerantes, principalmente junto com às refeições, também evite outras bebidas açucaradas;
- Prefira carnes magras (sem pele e sem gordura aparente), elas são menos prejudiciais à saúde! A gordura aparente é perigosa para nossos vasos sanguíneos;
- Evite comer doces e outros alimentos açucarados. Evitar não significa que você nunca possa comer! Apenas use o bom senso e evite excessos!
- Sempre prefira porções pequenas de alimentos (pratos rasos, colheres pequenas, copos pequenos);
- Aprenda a dizer: Não, muito obrigado! Quando alguém te oferecer um alimento que não seja saudável. Isso acontece com frequência! É só começar um plano para perder peso que surge todo tipo de oportunidade para comer alimentos pouco saudáveis...
- Não se torture! A alimentação deve ser algo prazeroso e não um castigo, evite excessos e tenha hábitos de vida mais saudáveis, como praticar atividades físicas regulares com orientação de um profissional.
Estas informações são meramente educativas, não deixe de procurar um profissional capacitado para um acompanhamento nutricional individual.
Nixon de A. Oliveira
Nutricionista
Escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário