sexta-feira, 24 de abril de 2015

ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ALIMENTAR

Quando a fome aperta qual é uma das primeiras reações que temos?

Procurar algo que “mate” nossa fome!

Então, abrimos a geladeira ou os armários da despensa e pensamos...

“Que têm pra comer?”

De preferência vamos escolher os alimentos que mais gostamos e não necessariamente os mais saudáveis. Assim vamos, ao longo do tempo, consolidando hábitos alimentares inconvenientes para nossa saúde.

Os hábitos alimentares estão relacionados com nossa vida cotidiana e são influenciados por diversos fatores. Não podemos atribuir estes hábitos tão somente as nossas preferências alimentares. Mas, é fato que comemos geralmente os alimentos que mais nos agradam e estão mais facilmente disponíveis!

É notável que, comemos o que está disponível em casa, ou no lugar em que estamos.

Isso demonstra a importância do planejamento da lista de compras da família e do pré-preparo dos lanches e refeições que faremos fora de casa.

Caso tenha disponível vários alimentos saudáveis em casa, você vai provavelmente se alimentar melhor, pois poderíamos dizer que ninguém compra alimentos para desperdiçá-los. Se têm em casa, você come!

No mais, é preciso lembrar que nos demais locais onde cotidianamente você está, lhe convêm escolher as melhores opções entre os alimentos disponíveis.

Outro fator de muita importância é que quando não nos preparamos para um “dia corrido” de estudos e/ou trabalho, ficamos a mercê do acaso, e provavelmente passaremos muitas horas sem nos alimentar, fazendo com que compensemos comendo muito mais em outros horários, e ainda, comeremos mais alimentos provavelmente pouco nutritivos, como bolachas, doces, e outros alimentos de fácil ingestão, muito calóricos e que estão disponíveis no momento.

Precisamos conhecer nossa rotina diária e dispor de um tempo mínimo para elaborar uma lista de compras mais saudável, que atenda aos nossos objetivos e necessidades nutricionais. Bem como um tempo mínimo para preparar nossas refeições para os horários de maior “correria”.

Quanto aos lanches e refeições, siga dentro de suas possibilidades as Orientações Nutricionais do Nutricionista! Juntos vocês podem se preparar para a guerra contra os maus hábitos alimentares! Não é fácil mudar esses hábitos, porém, com conhecimento e um adequado planejamento é possível ter uma alimentação muito mais saudável!

Lanches saudáveis podem ser muito úteis nesses casos!


Imagem: Deliciosos pães de queijo acompanhados de um maravilhoso suco detox!

Procure manter disponíveis em casa e consigo, alimentos mais saudáveis e nutritivos, respeitando também, dentro do possível, suas preferências alimentares!

Alguém que não planeja sua alimentação é como um guerreiro que vai para combate desarmado!

Nixon de A. Oliveira
Nutricionista
Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário